ERRO ODONTOLÓGICO

Não é nada fácil sofrer na pele danos durante a realização de procedimentos odontológicos. Os erros no atendimento podem implicar em vários prejuízos para o paciente, como:
- Danos físicos permanentes, a extração de dente que venha fraturar o dente vizinho;
- Danos morais, pelo constrangimento, dor física e abalo emocional indevidos;
- Danos estéticos, caso por exemplo de um sorriso com os dentes caninos expostos em decorrência de um tratamento malsucedido.
São danos que acabam causando prejuízo financeiro, psicológico e social para o paciente e ainda geram impacto da relação com amigos e familiares. Tudo gerado por conta de uma conduta errada do profissional da área de saúde.
A aplicação de medicamentos errados, o uso de equipamentos inadequados para o procedimento e a falta de cuidado com a higienização do ambiente de trabalho podem resultar em erro odontológico durante o seu tratamento dentário.

O QUE FAZER QUANDO UM DESSES ERROS OCORRE?


Muitas pessoas simplesmente deixam passar e o responsável acaba ficando impune. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe o que fazer diante de um erro odontológico. A boa notícia é que você pode receber uma indenização.
O direito brasileiro prevê que os prestadores de serviços devem minimizar os riscos e atuar para que nenhum prejuízo seja gerado ao paciente. Quando o tratamento odontológico causa dado, o consumidor deve ser ressarcido.
Para que a reparação seja feita, é fundamental que o prejudicado procure um advogado especialista na área, para que este possa tomar as medidas cabíveis. A indenização é a melhor forma de fazer valer os direitos do consumidor.

O QUE PODE CARACTERIZAR O ERRO ODONTOLÓGICO?


Por se tratar de uma questão ligada ao Direito do Consumidor, o ônus da prova é revertido em favor do paciente. Isso significa que basta a presença da culpa para que o profissional da saúde seja responsabilizado.
A culpa é considerada quando presente:
- Negligência: atuação com falta de cuidado na realização de algum procedimento;
- Imprudência: ação tomada sem os devidos cuidados, que resultem em dano ao paciente;
- Imperícia: quando o profissional da área odontológica ou sua equipe não possuem o conhecimento e técnica necessária para a realização do atendimento, mas o fazem assim mesmo, colocando o paciente em risco.
São condutas comissivas ou omissivas do profissional ou da instituição prestadora do serviço, que implicam em dano para o paciente.
Pelo Código de Defesa do Consumidor, o cliente precisa ter seus direitos assegurados e não pode ficar no prejuízo.
O responsável pelo dado deve arcar com todos os custos envolvidos. O paciente pode receber indenização por:
- Dano moral: pelo constrangimento, situação vexatória, dor física e abalo e psicológico a que for submetido;
- Dano material: decorrente dos custos que o paciente tiver em razão do erro odontológico, bem como daquilo que deixou de ganhar em virtude do tempo afastado de suas atividades habituais;
- Dano estético: resultado de dano corporal como cicatrizes e outras marcas que afetam a autoestima.

Como o escritório pode atuar?


A atuação do escritório é pautada no melhor interesse do cliente. Os profissionais da equipe procuram que os seus direitos sejam respeitados, oferecendo total suporte.
Poder contar com um profissional é fundamental. Os especialistas na área de indenização por erro odontológico possuem o conhecimento técnico necessário para fazer valer os seus direitos, oferecendo, inclusive, a análise do prontuário odontológico por um dentista/perito para a perfeita identificação do erro.
Se você está se sentindo prejudicado como consumidor, entre em contato para conversar conosco. Faça uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Através da consulta você receberá todo o apoio necessário para fazer valer os seus direitos. Os especialistas do escritório estão capacitados para oferecer a melhor estratégia para defesa dos seus interesses como consumidor.
Entre em contato para que possamos entrar com uma ação na Justiça e cobrar a reparação por todos os prejuízos sofridos.

MARQUE UM ATENDIMENTO

Se você precisa de um atendimento especializado com um profissional capacitado, entre em contato com o escritório Silas Muniz Advocacia
WhatsApp WhatsApp